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Meio Ambiente | Tuper Escapamentos e Catalisadores

Sobre

Meio Ambiente

A Tuper Escapamentos está comprometida com a preservação do meio ambiente e investe continuamente em tecnologias e processos sustentáveis.

A emissão de gases tóxicos por veículos automotores é a maior fonte de poluição atmosférica nas grandes cidades, sendo responsável por até 40% da poluição do ar. O problema se agrava com o crescimento do número de veículos nas ruas – no Brasil já são mais de 14 milhões. Em áreas metropolitanas, com grande concentração de veículos, a presença de monóxido de carbono prejudica muito a qualidade do ar. Como há muitos veículos trafegando nas ruas, o problema acontece pela diminuição da velocidade média do percurso, acarretando um aumento de gases para a mesma quilometragem percorrida.

Considerando que a emissão de gases e fumaça contribui para a contínua degradação da qualidade do ar, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabeleceu limites máximos para emissão de gases provenientes da queima de combustíveis do motor, expelidos pelo escapamento.

Solução Tuper Escapamentos

Com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes, a Tuper Escapamentos investe no desenvolvimento de novas tecnologias para inibir a ação nociva de agentes tóxicos. Todos os modelos de escapamentos produzidos com a marca Tuper seguem as normas do Conama e apresentam catalisadores.

O catalisador é uma inovação tecnológica que ajuda a combater a poluição do ar, preservando o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida. Os veículos com sistema de exaustão catalisado apresentam gases compostos de 99% de elementos inofensivos e apenas 1% de parcelas prejudiciais.

Este componente é imprescindível na redução de poluentes do automóvel. Um equipamento de qualidade é composto por um núcleo cerâmico, que transforma os gases tóxicos do motor em gases inofensivos por meio de reações químicas. Metais preciosos, como paládio, platina e ródio, integram esse núcleo que é o coração do catalisador. Peças falsas possuem esponjas de aço, tubos de metal sem nenhuma função e outros elementos no lugar do núcleo cerâmico. Além de reduzir o consumo do combustível e evitar multas, trafegar com equipamento original e com o veículo regulado é uma forma inteligente de preservar a saúde e evitar problemas decorrentes da inalação desses poluentes.

Inspeção veicular

A inspeção veicular tem o objetivo de identificar irregularidades nos veículos que já estão em uso. Entre os itens avaliados na inspeção, está a análise de falhas ou outras alterações que podem provocar aumento na emissão de poluentes. Estes problemas podem aparecer nos escapamentos e por isso a revisão do sistema, incluindo a troca ou colocação de catalisadores, está entre os principais serviços executados nos veículos para pré e pós-inspeção.

Ter um escapamento homologado e que esteja de acordo com as normas para a circulação de gases nocivos é fundamental para evitar futuros incômodos e contribuir com a preservação da atmosfera.

Avarias e problemas no estado de conservação do escapamento que podem ser evitados com mudanças de hábitos dos motoristas estão entre as principais causas da não aprovação de veículos na inspeção.

Escapamentos Tuper – prontos para a inspeção veicular

Os escapamentos Tuper estão em conformidade com a resolução Conama 418, que estabelece os limites de ruídos que podem ser emitidos por veículos automotores, e também com a resolução 282, que determina a certificação compulsória para alguns produtos da indústria automotiva.

Dicas

Separamos algumas dicas para ajudar você a manter o sistema de escapamento do seu veículo em ordem:

  • Faça as revisões periódicas para assegurar o funcionamento adequado do seu sistema de escapamento;
  • Combustível adulterado e trajetos curtos acumulam água na tubulação e nos silenciosos e, além de não deixarem que o sistema trabalhe em temperatura adequada, acabam causando corrosão. Por isso, nunca deixe o depósito de combustível vazio, pois o fornecimento irregular do fluido pode gerar falsas explosões, elevar a temperatura no catalisador e ocasionar fusão do monólito (parte interna que faz a transformação dos gases);
  • Fazer o carro pegar no “tranco” também é outra prática prejudicial ao sistema, já que o excesso de combustível deteriora o catalisador;
  • Outros vilões do escapamento são as lombadas, buracos e depressões no asfalto, que podem soltar e até furar os componentes do sistema;
  • É necessário observar se há ruídos provenientes do escapamento. Isto pode ser um sinal de avarias, indicando que a peça não está desempenhando sua função corretamente;
  • Faça avaliações periódicas em uma oficina de confiança para verificar o estado geral do sistema;
  • Utilize somente combustível e lubrificante de boa qualidade, seguindo sempre as orientações do manual do fabricante.

Os veículos automotores são considerados uma das principais fontes de ruídos. Para controlar e tentar diminuir os prejuízos da poluição sonora, o Conselho Nacional do Meio Ambiente estipulou limites máximos para a emissão de ruídos por veículo, que ficam entre 92 e 103 decibéis, dependendo do tipo de veículo e motorização.

Os métodos para medição seguem as normas brasileiras NBR-8433 – sobre ruído emitido por veículo automotor acelerado –, e NBR 9714 – relativa ao ruído emitido por veículo automotor parado. No segundo caso, o método de ensaio se refere à medição de ruídos nas proximidades do tubo de saída do escapamento.

Solução Tuper Escapamentos

A Tuper Escapamentos vem desenvolvendo uma tecnologia pioneira ao produzir sistemas de exaustão de alta qualidade para modelos de veículos nacionais e importados. A preocupação com o combate à poluição sonora é constante na empresa, que segue todas as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente e da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ao colocar no mercado um produto que está dentro dos padrões vigentes em relação à produção de ruído, a Tuper contribui também com a qualidade de vida da população.

  • O que é ruído?

    Ruídos são vibrações periódicas carregadas pelas massas gasosas, liquidas e sólidas. Os ruídos transportados pelo ar, com 20 a 20 mil vibrações por segundo, são percebidos pelo ouvido humano com um tom audível de barulho.

  • Unidade de medida da frequência

    A frequência é medida em hertz (hz - ciclos por segundo), que determina o grau do tom. As frequências em torno de 50 hz soam como um ronco profundo. Já as maiores, como 16 mil hz, por exemplo, soam como um silvo agudo ou como um apito de alta intensidade.

  • Barulho

    A OMS (Organização Mundial de Saúde) adverte que a partir de 70 dB o ruído ou som causa incômodo. Porém, deve-se considerar o tempo de exposição, o ambiente, a hora em que ocorre o ruído, o momento pessoal de cada um e a natureza do som.

Passe o mouse sobre os ícones do gráfico abaixo e veja o
nível de ruído correspondente.

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