Escapamentos

O escapamento de um veículo é responsável por filtrar e reduzir a
emissão de gases tóxicos e diminuir os ruídos gerados pelo motor,
para que não haja poluição ambiental, nem sonora. Investir em
escapamentos, catalisadores e ponteiras que atendam aos padrões de
qualidade do mercado garante segurança, bem-estar e evita
transtornos, como o aumento no consumo de combustível do veículo,
mudança nas taxas de contrapressão e desgaste prematuro de peças.

Líder nacional no mercado de reposição, a Tuper
Escapamentos desenvolve sistemas de
exaustão para automóveis nacionais
e importados, nas linhas
Original, Esportiva e Tuning
,
baseados no projeto original
das montadoras.

Os itens com a nossa marca atuam com peças originais. Eles são pensados para atendenderem plenamente a evolução das demandas dos consumidores e estão de acordo com todas as normas ambientais vigentes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

A Tuper oferece excelência nos produtos e serviços por meio de monitoramento e inspeções de qualidade realizadas ao longo das fases da cadeia produtiva.

Acompanhe todo o processo de produção dos escapamentos, catalisadores e ponteiras Tuper e conheça um pouco mais sobre o nosso segmento no vídeo ao lado.

Para que um sistema de exaustão trabalhe plenamente, é essencial que sua instalação seja executada de forma correta. Acompanhe no vídeo ao lado algumas dicas que garantirão a segurança e a durabilidade dos produtos Tuper:


Como identificar problemas no sistema de exaustão do seu carro?

Problema / Situação Causa Solução
Vazamento de gases Com o rompimento do escapamento ocorre um desvio do fluxo dos gases. Dar o aperto necessário nas abraçadeiras, fixar suportes e coxins. Se necessário trocar o elemento danificado.
Quebra de parte do sistema de exaustão. Pancadas em lombadas, falta de manutenção nos coxins e instalação incorreta. A solução é revisar o sistema e substituir as partes danificadas por novas.
Aquecimento no assoalho do carro Alguma parte do sistema de escapamento está trincada ou o conjunto está muito próximo do assoalho. É preciso verificar se o sistema não está trincado e manter o conjunto a uma distância adequada do fundo do carro.
Corrosão Desgaste e total comprometimento da parte interna do sistema. Quando surgirem os primeiros pontos de corrosão externos no sistema de exaustão, é aconselhável uma verificação completa no sistema de exaustão.
Ruído excessivo Corrosão interna dos silenciosos ou até mesmo perda de alguma parte do sistema de exaustão. O sistema de exaustão deve ser substituído.
Perfurações Parte interna dos silenciosos e abafadores comprometidos pela corrosão. Substituição por uma peça nova.
Ruídos na carroceria Fixações e suportes quebrados, com sistema de exaustão trabalhando de forma forçada. O sistema deve ser substituído, para não correr o risco de quebrar.
Catalisador inoperante Falta da cerâmica no interior do catalisador causa o aumento do nível de ruído e o funcionamento incorreto da injeção de combustível. Substituição por uma peça nova.

Importante: Peça para o seu mecânico fazer uma inspeção visual e manual de todo o sistema de exaustão do seu carro. Muitas vezes é trocado somente o silencioso traseiro e o intermediário já está comprometido internamente (miolo solto, presença de pedaços da cerâmica do catalisador etc.) Nestes casos, a economia momentânea poderá gerar gastos mais altos no retorno do seu carro à oficina.