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Dicas importantes para a correta instalação do escapamento | Tuper Escapamentos e Catalisadores

Notícias

29 de Outubro de 2012

Dicas importantes para a correta instalação do escapamento

Verificação de ruídos, corrosões, furos, batidas, amassados, possíveis vazamentos em pontos de soldas, trincas e outras avarias por meio de análise visual e manual de todo o sistema de exaustão são cuidados necessários na hora da instalação.

Vítimas de buracos e lombadas, o sistema de exaustão, composto por tubo motor, silencioso intermediário, silencioso traseiro, abraçadeiras, juntas, suportes de borrachas ou coxins e catalisador, requer atenção dos reparadores no momento da troca de todos os componentes. “Inicialmente, o mecânico deve observar se há ruídos e, em seguida, fazer uma verificação visual e manual em todo o sistema de exaustão”, afirma Henry Grosskopf, gerente de Engenharia de Produtos da Tuper Escapamentos e Catalisadores. Nesta ocasião, é hora de verificar se há corrosões, furos, batidas, amassados, possíveis vazamentos em pontos de soldas, trincas e outras avarias. Já no exame realizado com o dorso da mão, o reparador deve dar umas batidinhas no sistema para averiguar se não há resíduos de catalisador dentro do silencioso.

Caso haja necessidade da troca do conjunto, com o carro no elevador, é necessário retirar a proteção do motor. “É aconselhável usar spray desengripante para soltar os parafusos da flange entre o catalisador e o tubo do motor e na trava para retirar os dois coxins do silencioso traseiro”, diz o gerente de engenharia.

Em seguida, nos pontos específicos para o corte, é preciso serrar o tubo de entrada do silencioso traseiro e remover os coxins do silencioso intermediário, por meio de uma trava e deslizamento da borracha. Caso haja necessidade de troca do conjunto todo, não é preciso vários cortes.

O gerente lembra ao reparador sobre a necessidade de soltar o conector do chicote elétrico da sonda, antes de retirar as peças. “O mecânico deve ter especial atenção com o conector da sonda que está solto e pode ser danificado”, ressalta. Os parafusos inferiores da flange do coletor de escapamento com o motor também devem ser retirados.

Para a montagem das peças, o reparador deve fazer o processo inverso. A fábrica recomenda deixar o motor do carro funcionando por aproximadamente uns 15 minutos em marcha lenta para que a manta que envolve a cerâmica do catalisador dilate, fazendo com que a mesma fique bem presa na carcaça.

Sobre a Tuper Escapamentos e Catalisadores – Maior fabricante de escapamentos da América Latina, líder de mercado, a Tuper há 41 anos produz escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados, com volume mensal que chega a quase 4 milhões peças, somente para o mercado de reposição.

Primeira no Brasil a produzir um sistema completo de exaustão (tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário, silencioso traseiro). A Tuper é a única fabricante que atende simultaneamente o mercado de reposição e as montadoras e possui todas as certificações ISO.

A Tuper investe em desenvolvimento e tecnologia para atender projetos de várias marcas. Com duas plantas industriais em São Bento do Sul e Xanxerê, Santa Catarina, conta ainda com uma rede própria de distribuição. Os CD’s estão localizados em regiões estratégicas do país para atender o mercado com grande agilidade, possibilitando que nestes estados os produtos cheguem aos clientes em 24 horas.

Os escapamentos e catalisadores da Tuper seguem o padrão e as características técnicas definidas pelas montadoras, o que garante total excelência em seu funcionamento e em sua adequação ao veículo, atuando como uma peça original. Além disso, todos os catalisadores produzidos são homologados pelo INMETRO.

 Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa


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