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Dúvidas Frequentes | Tuper Escapamentos e Catalisadores

Espaço do Lojista

Dúvidas Frequentes

Você pode acessar o site da Tuper (www.tuperescapamentos.com.br) e cadastrar-se, ou ainda entrar em contato pelo 0800 704 5655 solicitando auxílio.

Informe ao seu representante ou nos envie esta sugestão por e-mail (escapamentos@tuper.com.br). Se preferir, entre em contato conosco pelo 0800 704 5655.

Consulte seu representante ou entre em contato conosco pelo 0800 704 5655.

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Faça seu cadastro no www.canaltuper.com.br e aguarde nosso contato. Por meio do PET (Pedido Eletrônico Tuper) você pode enviar seus pedidos diretamente para nós, tem acesso a informações do seu pedido e ao catálogo eletrônico, fica conectado com as novidades do Mundo Tuper e pode consultar seu histórico e títulos pendentes.

Entre em contato pelo nosso 0800 704 5655 para esclarecer suas dúvidas. Para melhor atendê-lo contamos também com a equipe de Engenharia que está preparada para fornecer informações sobre os nossos produtos.

Primeiramente, você deve apontar no canhoto da nota fiscal o código do item Tuper e a quantidade faltante. Depois, é preciso comunicar a central de atendimento pelo 0800 704 5655 para que a Tuper possa solucionar o equívoco. Recomendamos que você sempre confira a sua mercadoria no ato da entrega.

A Tuper tem uma política de entregas que varia de 2 a 72 horas para entregas dentro do estado onde foi efetuado o pedido. Consulte o Centro de Distribuição mais próximo pelo 0800 704 5655 e entre e em contato conosco para mais informações.

A Tuper elabora um cronograma de embarque para cada região nacional e local de acordo com cada Centro de Distribuição, que está estrategicamente localizado para atender aos clientes. Entre em contato pelo 0800 704 5655 para mais informações.

Entre em contato conosco pelo 0800 704 5655 e iremos lhe indicar o nosso Centro de Distribuição mais próximo. A Tuper Escapamentos e Catalisadores possui uma rede nacional de CDs, visando entregar o seu pedido o mais rápido possível.

Sim, existe essa necessidade pois desta forma a lã Silentex (encontrada no interior do cilindro) expande, auxiliando na redução do nível de ruído emitido pelo sistema de exaustão.

Primeiramente deve-se entrar em contato com o seu representante Tuper. É ele quem deve enviar o Relatório de Ocorrência (RO) para a fábrica. A Tuper Escapamentos e Catalisadores irá analisar o seu pedido de garantia, que pode envolver a análise da peça fisicamente, e irá lhe dar o retorno com o resultado constatado.

A garantia de produtos Tuper não cobre quebra de monólito e/ou derretimento, pois este problema ocorre quando há falha na regulagem no motor ou quando o motor do veículo foi acionado por meio do “tranco”.

É preciso respeitar uma distância mínima entre o assoalho e os silenciosos. Isso deve ser feito porque o escapamento é fixo por coxins de borracha e precisa ter uma certa mobilidade por balançar um pouco. Nesse momento, o escapamento não deverá encostar na carroceria.

Segundo portaria do INMETRO, a partir de abril de 2010, todos os catalisadores só podem ser comercializados com o selo do órgão. Todos os catalisadores da Tuper são homologados.

Existem empresas que reciclam esses materiais. É importante buscar informações sobre esses locais na sua cidade.

No caso do original de montadora são 80.000 quilômetros. Para os catalisadores de reposição é recomendado a troca com 40.000 quilômetros.

Existem muitos pontos, além do catalisador, que podem fazer com que o veículo seja reprovado na inspeção veicular, como por exemplo, um desgaste excessivo do motor que leva à queima de óleo, irregularidades no sistema de injeção, sujeira (borra) na borboleta da injeção. Aconselhamos que se faça uma revisão completa do veículo antes de levá-lo a uma inspeção.

Cada catalisador tem sua aplicação certa, dependendo da litragem do motor ao qual será aplicado. O que irá acontecer, se ele for aplicado de forma incorreta, é que o catalisador não fará a conversão total dos gases nocivos. O correto é respeitar as recomendações do fabricante.

O catalisador atua como um atenuador de ruídos, um abafador, portanto, ele altera o nível de ruído dos veículos.

Sempre que houver algum problema de desgaste, uma trinca, furos causados pela corrosão e desgaste devemos optar por substituir as peças por novas. Nesse caso, uma solda ou um reparo qualquer só estará adiando por pouco tempo a troca.

 

Esse cuidado é muito importante, pois, ao fazer o carro pegar no tranco, podemos estar enviando combustível em excesso, que vai chegar até o catalisador sem que haja a queima. O catalisador poderá se inflamar e causar o derretimento da cerâmica.

O veda escape deve ser passado no tubo que vai receber o silencioso ou tubo com bolsa de encaixe. Seu uso deve ser feito sem exageros, conforme as instruções.

Esse é um ponto muito importante para evitar vazamentos. É preciso posicionar corretamente as abraçadeiras conforme as instruções.

 

Primeiramente é preciso desconectar o plug da sonda para evitar danos no cabeamento e desenroscar a sonda. Na sequência deve-se soltar a união com o catalisador ou silencioso intermediário para soltar as porcas que fixam o tubo de motor ao coletor de escapamento.

Para o caso de camionetes e vans, devemos respeitar o posicionamento original da saída do escapamento, pois, se modificarmos, poderemos fazer com que os gases entrem na cabine, o que é muito prejudicial à saúde.

O diesel é um tipo de combustível que polui pouco. Ainda assim, para esse tipo de motor é necessário um catalisador para eliminar as partículas de fuligem e os óxidos de azoto e de enxofre (estes últimos formam ácido sulfúrico na atmosfera).

O catalisador é obrigatório e o seu bom funcionamento também. Em caso de mau funcionamento do catalisador, o veículo não passará na inspeção veicular obrigatória. 

 

Os profissionais da Tuper dispõem de analisadores de quatro gases - CO, CO2, O2, HC+NOx - para avaliar o estado de um catalisador. Esta medição faz-se com o motor ao ralenti. Mas para se saber melhor da sua eficácia em regimes altos ou em esforço, é necessário utilizar equipamento muito mais sofisticado. 

Futuramente, é provável que os motores sejam equipados com um sistema de controle que avise caso o catalisador esteja com problemas. 

A temperatura ideal de funcionamento de um catalisador é de 800º C. Em caso de sobreaquecimento a 1.000º C, os testes realizados demonstram que é necessário percorrer 50.000 quilômetros nessas condições para que o sistema seja prejudicado. 

Mas a má carburação de um veículo e a falta de combustível no tanque, podem, em certas condições, causar um sobreaquecimento do catalisador com risco de danificação. Se o depósito tiver combustível suficiente os riscos são quase inexistentes. 

A utilização de gasolina com chumbo inutiliza o catalisador. Neste caso, os danos são quase imperceptíveis sem a análise mais detalhada dos gases de escape, já que o carro não sofre alteração aparente no seu funcionamento. Por isso, é importante sempre verificar as condições do seu veículo e fazer as revisões necessárias.  

 

O catalisador é a única peça de um carro para a qual a legislação em vigor em certos países (França, por exemplo) impõe uma duração de vida mínima de 80.000 quilômetros. Na prática, muitos carros ultrapassam os 100.000 quilômetros sem apresentar qualquer anomalia no catalisador. 

A principal qualidade de um catalisador é o seu desempenho no combate à poluição. Nenhuma técnica atualmente consegue chegar a esse nível de eficácia.  Os outros benefícios estão ligados à eletrônica de gestão que ele impõe: manutenção simplificada do motor, redução dos riscos de avaria, arranques sem problemas quer a frio quer a quente e facilidade de condução. São vantagens que acabam facilitando a vida do motorista.

Como um ponto de maior impacto podemos mencionar o alto custo do sistema e um maior consumo de combustível. 

 

O catalisador trabalha de forma ótima para uma relação ar-combustível de 14,55:1, mas a sua eficácia perde-se rapidamente se esta proporção se modificar, ainda que ligeiramente. Com um carburador não seria possível obter um doseamento correto da mistura para cada velocidade, carga, temperatura etc. Esta precisão só é possível com um sistema de injeção eletrônica.

As variações de dosagem ar-combustível acontecem por causa das informações obtidas pela sonda Lambda. Situada no tubo de escape antes do catalisador, esta sonda analisa a concentração de oxigênio nos gases de escape, e regula, através de um comando eletrônico, a riqueza da mistura. 

A panela do catalisador funciona como um acumulador de calor, que atinge uma temperatura de 400º C pouco depois de o motor ter sido posto em funcionamento. É quando o catalisador atinge esta temperatura que entra em ação o revestimento de platina e rádio, reagindo sobre os gases tóxicos e transformando-os em outros menos prejudiciais. O catalisador é classificado como de três vias quando garante três reações: duas oxidações (CO e NOx) e uma redução (HC). 

Um motor perfeito libertaria apenas dióxido de carbono (CO2) e vapor de água (H2O). Mas, na realidade, o motor não tem tempo para queimar todo o combustível que é injetado para os cilindros, produzindo, por isso, os seguintes gases tóxicos: monóxido de carbono (CO), monóxido de azoto (NOx) e partículas de hidrocarbonetos (HC).

O catalisador converte esses gases tóxicos em azoto molecular (N2), vapor de água (H2O) e dióxido de carbono (CO2). As percentagens de redução dos gases tóxicos, garantidas pelo catalisador, podem atingir cerca de 90%. 

Não. Por uma questão de segurança, o cliente deve efetuar o pagamento do boleto bancário, que sempre será entregue e anexado a sua nota fiscal.

Entre em contato com seu representante comercial, que irá filtrar o motivo da prorrogação e direcioná-lo para a área responsável na Tuper.

A Tuper disponibiliza no site www.tuper.com.br/portalfinanceiro  um portal em que o cliente consegue cadastrar-se, de forma rápida e prática, tendo acesso a todos os seus títulos e com a opção de imprimir boletos.

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